sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Enduro

Como ganhei o Enduro da Emancipação de Novo Hamburgo em1987? Estava participando na classe estreiantes, me inscrevi no Enduro da Emancipação, sem conhecimento suficiente das trilhas da região, pois treinava mais pelos morros de Porto Alegre e Morungava. Havia participado de alguns Enduros da Gaucha Cross na época como o da Coruja Perdida, que era noturno e do Enduro Farroupilha, aquele de duplas que saia a meia noite de Porto Alegre, ia até Gramado e terminava em Capão da Canoa 12 horas depois, fazendo dupla com Rudi Wiesbauer. Voltando à Emancipação, depois de alguns minutos da minha largada, as largadas eram individuais e se não me engano de 30 em 30 segundos, tentando seguir a velocidade que a planilha pedia para o trecho, e não encontrando no terreno o ponto de referência que estava marcado pra a próxima conversão à esquerda, diminui a velocidade para perceber melhor o ambiente e me localizar dentro do que a planilha mostrava do terreno, fui ultrapassado por um dos competidores, e logo percebi que ele conhecia bem a região, pois encontrava os pontos de conversão facilmente, então relaxei e o segui, daí a competição se tornou um passeio agradável pela região, esqueci da planilha, do odômetro, do velocímetro e do relógio(os 3 ou 4 fatores de vital importância num Rali ou Enduro), e nos PCs (Postos de Controle) podia até olhar para lados pois me sobrava atenção pra outras coisas, foi uma curtição até o final. Na festa de entrega dos prêmios fiquei muito surpreso em saber que havia chegado em primeiro lugar, pois havia sido o piloto de maior regularidade. E quem vejo subir ao Pódium em segundo lugar? O piloto que eu havia seguido durante quase toda a prova. Anos mais tarde, através do Orkut, encontrei um cara, que hoje é meu amigo, Jorge Soares, que me perguntou se eu não era o Enry que havia ganhado o Enduro da Emancipação, eu disse que sim e ele me disse que ele havia ficado em segundo lugar e não sabia como que alguém de Porto Alegre havia ganho, sem conhecer bem a região. Rimos muito quando ele ficou sabendo que o segui sem preocupação quando me dei conta de que ele conhecia a região, e ele andava um pouco adiantado, acabei ganhando sem querer. Prometi que lhe daria o troféu de primeiro lugar, pois creio ser justo assim. Logo será cumprida minha promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário